Campanha Digital

Campanha Digital

Case Study

Cliente
The Navigator Company
INDÚSTRIA
Papel
âmbito
Campanha Digital
Campanha de Comunicação
UX UI Design
Social Media
Estratégia Digital
Gamification
intro

Sustentabilidade e qualidade não são opostos.

Esse é um dos princípios da Discovery, marca do grupo The Navigator Company, para a qual a Shift desenvolveu a mais recente campanha digital.

Contexto

Tudo começa com a matéria-prima

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue e energia. Líder na Europa e sexto a nível mundial na produção de papeis finos de impressão e escrita não revistitos (UWF), a The Navigator Company conta com um vasto portfolio de marcas e produtos do qual faz parte a Discovery Paper.

O Eucalyptus globulus é a espécie florestal que está na origem do papel Discovery, conferindo-lhe características únicas tanto em termos de eficiência como sustentabilidade. A sua fibra permite, por um lado, criar um papel mais espesso, resistente e com elevada qualidade de impressão e, por outro, requer 40% menos madeira do que outras espécies para produzir a mesma quantidade de papel.

Discovery Paper
Discovery Paper
DESAFIO

Uma campanha digital sobre sustentabilidade e eficiência

Por ter um desempenho acima da média, o papel Discovery concorre com outros de gramagem superior (70g ou 75g vs 80g), sendo a escolha certa para todos os que querem gerir o seu negócio de forma mais sustentável.

A poupança de recursos que está na origem do produto tem consequências positivas para além das óbvias, razão pela qual a marca criou uma Calculadora onde o cliente pode ver onde e quanto poderia poupar ao escolher Discovery. Os resultados estimam os ganhos em termos de transporte, lixo, madeira ou stock de CO2.

Discovery Paper
Discovery Paper
Assim, como resultado da estratégia da marca para 2023 havia a necessidade de desenvolver uma campanha digital, que para além de reforçar o seu posicionamento de sustentabilidade, clarificasse as vantagens do papel Discovery e possibilitasse o envolvimento do cliente.

Outros objetivos específicos constavam do briefing, sendo a Eco-calculadora, exclusiva da marca, o principal elemento a alavancar.

Discovery Paper
Discovery Paper
Solução

Gamification não é só B2C

Ainda antes do conceito criativo e respetivo key visual, a Shift começou por definir a mecânica e jornada de comunicação, atendendo aos objetivos e target da campanha.

Uma vez que a campanha tinha como objetivo o envolvimento dos clientes, criou-se um microsite em que, por via de uma ação de gamification, cada user se habilitava a incríveis prémios. Para jogar bastava fazer uma simulação na Eco Calculadora, girar a roda da sorte e esperar o resultado.

Por uma questão de consistência, os prémios escolhidos estavam diretamente relacionados com o posicionamento e personalidade da marca.

Discovery Paper
Discovery Paper
O UI do microsite fez uso de uma paleta cromática que resulta da combinação entre as cores da marca e outras mais adequadas à dimensão promocional da campanha.

Summary

Cliente
The Navigator Company
INDÚSTRIA
Papel
âmbito
Campanha Digital
Campanha de Comunicação
UX UI Design
Social Media
Estratégia Digital
Gamification
feedback

“A campanha Discovery 2023 teve um resultado muito positivo para a marca, também graças à equipa Shift. Uma equipa que tem um pensamento estratégico de marca muito apurado, que está aberta a discutir ideias, que cumpre os prazos estipulados e com a qual é muito fácil trabalhar!”

Maria Sereno Soares
Brand Manager – The Navigator Company

ver detalhes